domingo, 31 de maio de 2015

Recolha Infográfica

Tal como tinha acontecido nos dois últimos projetos, neste também recorremos á apresentação de uma recolha criteriosa de várias infografias. As mesmas ajudam a que se tenha uma breve ideia dos vários tipos de infografia que existem e a importância que cada uma delas detém na maneira como transmite a informação pretendida. Neste segmento, as recolhas serão divididas entre os vários elementos infográficos: mapa; timeline; gráfico; diagrama e texto.


Mapa:

Os mapas são muito úteis para informar o leitor da localização de um acontecimento.










Timeline:

As timelines são sequências cronológicas que permitem ao leitor acompanhar a evolução de algo em estudo ao longo do tempo.








Gráficos:

Existem diversos tipos de gráficos como os circulares ou os de barras. São mais utilizados em situações em envolvam números, ou seja, avaliações ou comparações de parâmetros que sejam contáveis. Assim é mais fácil para o leitor perceber as proporções na realidade através dos números.








Diagramas e Texto:

Esta última variante de infografia, ao utilizar a imagem, capta, desde logo,a atenção do recetor. A imagem tem muito poder e é o que salta à vista e faz com que as pessoas vejam a restante infografia ou não. A imagem tem, também, um enorme poder informativo, transmitindo diversas informações. Mas, embora estas infografias girem à volta da imagem, existem grandes porções de texto que conferem ao leitor informação pormenorizada acerca do tema e conteúdo da imagem e da total infografia.













O que é uma infografia?


De uma forma muito básica, podemos afirmar que uma infografia consiste numa apresentação visual de conteúdos jornalísticos. Isto permite que sua compreensão seja mais fácil e, também, a leitura não seja tão cansativa ou secante para o leitor. Apesar de terem origem na pré-história, com os primeiros mapas, as infografias como as conhecemos apenas surgiram a partir do século XX, passando pelos desenhos de Da Vinci. O programa Adobe Illustrator, que surgiu em 1995, foi um elemento preponderante na evolução da infografia, ao tornar mais fácil a sua realização.


Aqui está um vídeo sobre como a infografia é importante para captar a atenção do leitor, a sua evolução e como conta histórias:






Proposta de trabalho Nº 3

Cada vez mais perto do culminar do semestre, surge agora a terceira e última proposta de trabalho. O nosso docente solicitou-nos a execução de uma infografia estática, mas não uma qualquer.

Numa medida que trouxe um acréscimo de interesse no projeto, fomos convidados a realizar a infografia com base num de cinco temas propostos pelos editores do JPN. Posto isto, a nossa escolha recaiu no tema do empreendorismo na cidade do Porto, uma vez que para além deste conceito ser muito debatido atualmente, consideramos importantes a criação de novas ideias para dinamizar não só a cidade, mas o país inteiro, a diversos níveis.

Decidimos, então, abordar a chegada ao Porto dos Tuk's, o "táxi" da Tailândia. Um tuk é um veículo elétrico, bastante económico e ecológico, utilizado para transportar pessoas, normalmente, em visitas turísticas, pelos sítios mais importantes da cidade, à semelhança de um táxi, chegando até a sítios onde este não chega devido às suas grandes dimensões.


Deste modo, esperamos conseguir realizar uma composição visual com grande qualidade estética, bem como com elevada qualidade técnica e informativa.